A Paróquia

Até o ano de 1959, a população da região norte de Joinville, mais especificamente do Bairro Bom Retiro, ficou espiritualmente relegada à própria sorte, procurando, as mais esforçadas, satisfazer suas aspirações religiosas na Catedral do Bispado. Em 08 de fevereiro de 1959, percebendo que esta região estava muito desprovida de um espaço para a prática da Fé e encontro com o Sagrado, D. Gregório Warmeling, então Bispo Diocesano de Joinville, criou a Comunidade Santo Antônio, que era assistida pelos Padres da Catedral.

Em 1961, a Congregação dos Salesianos de Dom Bosco foi convidada por D. Gregório para assumir o governo e a animação pastoral da Comunidade Santo Antônio, o que aceitou com disponibilidade. No dia 1º de julho de 1961, chegou a Joinville/SC o Pe. Tercílio Nardelli, empossado como primeiro Pároco em 15 de agosto de 1961, mesma data em que foi criada a Paróquia Santo Antônio.

No início, o Pe. Tercílio fazia as refeições e dormia na Catedral. Depois a Comunidade providenciou um modesto aposento para ele pernoitar nas dependências da Paróquia, acolhendo-o nas casas das famílias para as refeições. Paralelo ao trabalho pastoral na Paróquia, desde os primeiros tempos, a preocupação salesiana da educação da juventude foi concretizada nas primeiras máquinas de datilografia doadas por paroquianos para que fosse possível proporcionar um curso à juventude da Comunidade. Nascia, assim, o (IJEA) Instituto Joinvilense de Educação e Assistência, hoje conhecido como Centro Educacional Dom Bosco.

A Igreja foi sendo construída aos poucos e em 1965 toda a estrutura de madeira para a fundação e as colunas estavam preparadas; na parte frontal, toda a caixaria para a Torre, que teria mais de trinta metros de altura, estava montada, quando um forte vendaval que passou pela cidade, durante a festa do quarto aniversário da paróquia, colocou tudo abaixo e a construção teve que recomeçar do início.

Em 1969 a nova igreja foi inaugurada e em 1970 recebeu bancos novos. Párocos que atuaram na paróquia neste período: Pe. Tercílio Nardelli – SDB de 1961 a 1962; Pe. Antônio Possamai – SDB de 1963 a 1972; Pe. Lauro Venturi – SDB 1972; Pe. Dante Domênico Cemin – SDB de 1973 a 1979; Pe. Adriano Cemin – SDB de 1980 a 1984; Pe. Tercílio Nardelli – SDB de 1985 a 1988; Pe. Tarcizio Paulo Odeli – SDB de 1989 a 1996; Pe. Isidoro de Paula da Silva – SDB de 1997 a 2002; – Pe. Renato dos Santos – SDB de 2003 a 2008; Pe. Gilson Marcos da Silva – SDB de 2009 a 2010; Pe. Severino Piccinini, SDB desde 2011.

Em 1994 foram implantados os Conselhos de Pastoral e as Comissões de Finanças das Comunidades, numa clara manifestação de que sempre “é tempo de ser Igreja, caminhar juntos, participar”! Tais Conselhos e Comissões têm a função de comungar com o mesmo trabalho de evangelização através das Catequeses de Batismo. Eucaristia e Crisma, através do novo método de Iniciação à Vida Cristã, dos Ministérios das Pastorais Sociais, Litúrgica, da Comunicação, da Terceira Idade, do Dízimo, do Encontro de Casais Encontristas, da Renovação Carismática Católica, do Apostolado da Oração e da Mãe Peregrina.

Vivenciando a Espiritualidade Juvenil Salesiana, herdada de São João Bosco (o Padroeiro da Juventude e fundador da Congregação/Família Salesiana), a Paróquia Santo Antônio faz da “paixão pela Vida e pelo Senhor da Vida” o motor propulsor de todas as suas atividades, mas especialmente do trabalho com a juventude, seja através dos seus 7 grupos organizados de jovens: a Articulação da Juventude Salesiana São Domingos Sávio (SDS), AJS Melodia Juvenil, Grupo de Jovens Dom Bosco (GJDB), Grupo de Jovens Nossa Senhora Aparecida (GJNSA), Jovens Mergulhadores de Cristo Senhor (JMC’S), Jovens Nascidos para Cristo (JONAC), Movimento de Jovens Encontrista(MJE), através do Centro Educacional Dom Bosco que atende gratuitamente mais de 600 crianças, adolescentes e jovens.

Contribuição especial à Paróquia dão os grupos da Família Salesiana presentes em seu território: a Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), os Salesianos Cooperadores (SSCC), os Salesianos de Dom Bosco (SDB) e a União dos Ex-Alunos de Dom Bosco (UEDB).

Em Garuava/SC também estão presentes as religiosas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Nos dias 24 de cada mês é celebrada, com devoção e emoção, a missa com a consagração das Famílias a Nossa Senhora Auxiliadora, que tem seu desdobramento na Procissão Mariana, realizada no mês de maio, reunindo grande multidão de discípulos missionários de Jesus Cristo em torno de sua (e nossa) Mãe! Também é celebrado todo o dia 19 de cada mês (memória mensal de São José) a Missa do Trabalho e do Trabalhador e, no terceiro Sábado do mês, a Missa com Casais. Todas as Terças feiras se celebra a memória de Santo Antônio, com a tradicional benção e distribuição dos “pãezinhos de Santo Antônio”.