Batismo

A Pastoral do Batismo tem como finalidade orientar os pais e padrinhos da criança, para celebrarem o Sacramento do Batismo de maneira responsável, consciente e participada. Os passos para batizar uma criança são os seguintes:

1. Receber as informações iniciais sobre a preparação e a Celebração do Batismo e agendar uma conversa com o Pároco quando necessário ou se a família desejar.

2. Após a conversa do pároco com os pais da criança, os pais e padrinhos devem participar da catequese pré-batismal (curso de pais e padrinhos).

3. Para participar da Catequese pré-bastismal (curso de pais e padrinhos) é preciso fazer a inscrição prévia na Secretaria da Paróquia, trazendo a documentação solicitada e efetuando o pagamento da taxa de inscrição do curso que atualmente é de R$ 30,00 por pessoa.

4. Os encontros da catequese pré-batismal acontecem mensalmente (sábado à tarde e domingo pela manhã) e as inscrições devem ser feitas com no máximo uma semana de antecedência.

5. O Encontro de Preparação para o Batismo (catequese pré-batismal) deve ser feito preferencialmente na Paróquia onde acontecerá a celebração do Batizado. Situações de pais ou padrinhos que residem em outra cidade precisam ser comunicadas com antecedência.

IMPORTANTE: Após o Encontro de Preparação para o Batismo, deve-se agendar na Secretaria Paroquial um dia e horário para a inscrição e o agendamento da data do batismo. Os documentos podem ser enviados previamente de modo digital. Só será considerado marcado o batismo após a apresentação presencial de todos os comprovantes e documentos necessários.

6. Os pais escolham um só padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha. Conforme o Cân. 874 §1 para ser padrinho ou madrinha é necessário ter 16 anos completos, ter sido batizado e ter recebido o Crisma. Os padrinhos, se casados, o sejam no civil e no religioso (deste trazer a certidão). Não podem ser escolhidos padrinhos os que já vivem juntos sem ter recebido o Sacramento do Matrimônio.

7. Os pais de quem vai ser batizado também já sejam batizados, deem garantias de que a criança será educada na religião católica e, se possível, também confirmados (Crisma). Se conviverem juntos, preferencialmente tenham celebrado também o Sacramento do Matrimônio (o Casamento Religioso) ou procurem celebrá-lo. O batismo não será adiado por esse motivo. No entanto, se o Batismo é importante para os filhos, os outros Sacramentos também são importantes para os pais.
  8. O Batismo de crianças é celebrado sempre no 1º e no 3º domingo do mês, iniciando com a missa às 09h00 e, após a missa, acontece a celebração do Batismo. Pede-se que pais e padrinhos cheguem 15 minutos antes da missa, pois no início é feita a apresentação da Criança à Comunidade.

Mais informações no folder do Batismo e no atendimento paroquial durante o horário de expediente. (47) 3435-3229

1.     Certificado de Registro Geral (RG) dos pais ou responsáveis;
  2.     RG dos padrinhos (pode ser fotocópia);
  3.     Efetuar o pagamento da taxa de inscrição do curso que é de R$ 30,00 por pessoa.

Importante: Frequentar o curso de batismo para pais e padrinhos, sem estar apto para ser padrinho ou madrinha (conferir o n. 3), não é suficiente para ser aceito como padrinho/madrinha da criança. Qualquer situação particular relativa aos padrinhos deve ser apresentada na conversa com o pároco pelos pais ou responsáveis.

1.     Após a catequese pré-batismal, é preciso marcar um horário na Secretaria para fazer o agendamento presencial da data do Batizado.

1.     O batizado será marcado para a próxima data disponível. Só será considerado marcado o batizado após a apresentação presencial de todos documentos e comprovantes solicitados (conferir o n. 10).

1.     O Batismo de Crianças é celebrado sempre no 1º e no 3º domingo do mês, iniciando com a missa às 09h00 e, após a missa, acontece a celebração do Batismo. Pede-se que pais e padrinhos cheguem 15 minutos antes da missa, pois no início é feita a apresentação da Criança à Comunidade. ATENÇÃO: Devido a Pandemia é possível que seja necessário pegar convites na secretaria para todos que forem participar da missa no dia do batizado.

1.     Durante o mês de janeiro não há batizados na paróquia. Porém, caso os pais e padrinhos já tenham feito a catequese pré-batismal e estejam com a documentação em dia é possível avaliar a possibilidade conforme agenda dos padres e diáconos.

Documentos para agendar a data da Celebração do Batismo

Todos os documentos devem ser apresentados no dia do agendamento presencial da data do Batizado:

o      Certidão de Nascimento da Criança;

o      Certificado de Registro Geral (RG) dos pais ou responsáveis;

o      Certificado de Crisma do padrinho e da madrinha ou Certidão do Casamento Religioso (Sacramento do Matrimônio);

o      Documento que comprove a guarda da criança por parte dos pais ou responsáveis;

o      Certificado de participação dos pais e padrinhos na catequese pré-batismal;

o      Comprovante de dízimo dos pais (mínimo um ano);

o      Taxa para não dizimistas: R$ 100,00*

Importante: caso algum documento fique retido para fins de registro ele poderá ser retirado em 10 dias úteis, depois disso ele será inutilizado e descartado.

Esclarecimentos: Essas taxas não são pagamentos pelos Sacramentos celebrados, mas sim, uma forma de manter os serviços prestados pela Igreja quando da celebração dos mesmos sacramentos. A Igreja, os Funcionários, as Estruturas devem ser preservados para te servir hoje, mas também para servir as pessoas de amanhã.

Importante:

Escolher 1 (um) só casal de padrinhos.

Em casos excepcionais é possível escolher também 1 (um) casal de testemunhas. Porém, esse casal não terá o nome registrado na lembrança de batismo.